Viva Tutu!

19:27

Dia 21 de julho a Tutu se foi. Era minha avó postiça, já que os meus 4 velhinhos já tinham partido. Hoje descobri que no próximo dia 26 será comemorado o dia da avó. A esta, que sempre me deu carinho e atenção durante os nossos 3 anos e pouco de convivência, deixará saudades... mas certamente levará grandes histórias em sua bagagem pa...ra o céu.


Tutuzinha, amamos você!!

Uma homenagem aos seus 92 anos muito bem vividos! E aos que ainda tem a grande bênção de ter sua avó por perto, APROVEITE! Cuide! Ame! Ouça! Elas têm sempre bons conselhos e histórias pra contar...

"Dia 26 de julho, comemoramos o Dia da Avó. É uma grande oportunidade de refletir sobre a importância da avó na vida da família e da sociedade. Mais do que lançar confetes, precisamos pensar com seriedade sobre a sua vida. Hoje em dia, a avó tem cada vez mais importância na vida da família – de seus filhos e netos. Como a maioria dos pais e mães trabalham fora de casa, muitos netos ficam sob a responsabilidade das avós, que prestam um grande serviço a seus filhos na educação dos netos. Sua sabedoria e experiência nos assuntos do lar ajudam muito na educação das crianças. Por outro lado, os netos podem ser a alegria das avós. Um velho ditado diz que “ser avó é ser mãe com açúcar”. Então, a presença dos netos vivifica as avós e lhes dá um novo sentido à vida. Isso tudo precisa ser valorizado. Certa vez, ouvi de uma avó feliz que “a alegria da mulher idosa é ser avó”. De fato, atualmente há muitas avós cheias de vida, capazes de se doar para o bem da família de seus filhos.

Mais do que nunca, elas podem transmitir aos netos toda a bagagem rica que acumularam durante a vida: o amor ao próximo, a simplicidade de viver respeitando os outros, a modéstia no falar, no vestir e no agir, o desprendimento das coisas materiais, a valorização da vida espiritual, a pureza das intenções, a sabedoria de viver, a discrição, o domínio de si mesmo, a paciência, a calma nos momentos de dificuldade, a bondade...

Como é na família que a criança cresce segura e respeitada, feliz e equilibrada, a avó é uma presença importante para ajudar a família a cumprir o seu indispensável papel de formar os homens e as mulheres da sociedade, com caráter.

Na velhice, todas as faculdades físicas enfraquecem. Os olhos já não enxergam como antes, os passos agora são lentos e, muitas vezes, precisam do apoio de bengalas. Os ouvidos já não ouvem bem e os dentes já não são fortes como antes. Os braços já não podem fazer força e o corpo dói com facilidade, porque os músculos são frágeis e todos os órgãos já estão cansados. Facilmente, a doença se instala. Essa é a fase que a avó mais precisa do calor dos netos e netas, além de seus filhos. É nessa hora que se conhece a grandeza de uma família. Uma civilização verdadeira se prova na atenção que dá aos mais fracos e doentes."
(Prof. Felipe Aquino)
 

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe