Tolerância.

14:33



Tenho 50 minutos. Agora, 49. Abri o blog e reparei que há tempos tinha passado por aqui. Começo a ler o que já escrevi, e me dá ainda mais vontade de escrever. Transportar em palavras pensamentos que invadem minha mente, opiniões que precisam ser colocadas pra fora. Mas, prefiro assim ao modo verbal. Escrevendo, também, foi meio utilizado para perguntar ao meu marido sobre o que escrever hoje. Ele diz que nunca conseguirá ter a memória detalhista como a minha, porém, hoje foi implacável ao se lembrar sobre algo que meu pai sempre diz, e que o médico, dr. Michel, por quem passamos hoje, também disse: "tenha tolerância".

Pois bem. Chegamos ao tema do dia!

Pego a definição através do google, que me direciona ao "wikipedia". A tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.

Realmente, a tolerância é imprescindível em nossas vidas. Em qualquer situação. Existem pessoas, porém, que são apenas toleráveis. Mas nem sempre são as pessoas toleráveis que nos ajudam a ser mais tolerantes. Faz sentido?

Pra mim, totalmente. A cada dia que vivo, percebo que tolerar, respeitar a diferença dos outros, especialmente das pessoas que vivem diariamente conosco, é uma tarefa difícil.

Cada vez que conseguimos ser tolerantes, nos tornamos pessoas melhores. Tolerância, entretanto, não deve ser sinônimo de 'ser bobo'. Às vezes as pessoas abusam.

Cabe a nós sabermos delinear a linha que separa os limites entre as duas coisas. Expressar opiniões, dialogar, ou até mesmo debater é super saudável. Ainda mais quando a conversa acontece em tom normal e quando se consegue chegar a conclusões condizentes.

Tolerar não quer dizer engolir. Tolerar não quer dizer "não se expresse". Confunde-se com respeito, paciência. Não importa, ter tudo isso junto é o que vale.

Portanto. Sejamos pessoas tolerantes, e de preferência não apenas toleráveis.
O que fazemos para sermos diferentes?
Pode ser o próximo tema...
Volto mais tarde. Ou amanhã. Ou outro dia.
Meu beijo.
Bom final de semana ao mundo!

L.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe